Como era a Sacudidura e o Peneiramento nos Tempos Bíblicos (Apêndice)

A Bíblia usa imagens gráficas para clarificar as idéias a respeito de conceitos estabelecidos por ela. Ilustrações foram extraídas da vida real para a compreensão das lições espirituais que Deus queria transmitir.

Da mesma forma, a sacudidura nos escritos de Ellen G. White pode ser melhor compreendida através de uma imagem gráfica usada em seus próprios escritos para ilustrá-la: o peneiramento. Um dos textos usados em conexão com a sacudidura é Amós 9:9:

“Porque eis que darei ordens e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode trigo no crivo, sem que caia na terra um só grão”.

  • (Ver também: Isaías 17:4-7; Sofonias 3:12-13; Lucas 22:31-32; Romanos 9:27-29; 11:3-5).

Nos tempos bíblicos, depois de colhidos, os feixes de trigo eram colocados num terreiro de rocha plaina ou terra compactada. Os grãos eram separados da palha, ou debulhados, batendo neles com uma vara longa e flexível, se a quantidade era pequena, ou, se a quantidade era grande, pelas pisadas de uma junta de bois unidos entre si pelo pescoço com um jugo. Essa mistura de palha cortada, cascas e grãos era juntada em pequenas pilhas ou montes e eram lançados por um grande garfo de madeira com aproximadamente cinco pontas e do tamanho aproximado de uma vassoura comum de nossos dias, contra a direção do vento, da manhã ou da noite, que ia soprando a palha para longe dos grãos, e eles caíam no chão.

No chão, os grãos se misturavam a pedrinhas, pequenos restos de palha e minúsculas sujeiras diversas. Eles eram amontoados e depois colocados, todos juntos, numa peneira grande, feita geralmente de junco ou papiro, e se passava a movimentá-la ou sacudi-la, primeiramente de forma lenta e com pouca intensidade, mas com regularidade, às vezes inclusive soprando para auxiliar o vento.

Aumentava-se o movimento e a intensidade progressivamente, ou em algum momento mais intenso, se interrompia bruscamente o movimento e se passava a um bem suave, e novamente de forma repentina, se retornava aos movimentos intensos. Quando se chegava ao auge da intensidade, uma grande quantidade de sujeira havia saído da peneira, e a sujeira que insistiu em permanecer era retirada manualmente, de modo que somente os grãos limpos ficavam na peneira. Finalizava-se o processo com o recolhimento e o armazenamento dos grãos em grandes potes de cerâmica ou lugares secos específicos de acordo com a quantidade.

Em conclusão, de acordo com o que foi descrito, o peneiramento em si é um processo e não um simples ato, e não pode começar de modo abrupto e intenso, senão muitos grãos serão perdidos. Vai do suave e lento ao forte e intenso, passando por momentos bruscos, pois assim a palha e a sujeira vão saindo até que finalmente, com a destreza, habilidade e a visão detalhista do peneirador, elas saem, sendo lançadas fora, e ficando só os grãos limpos. Com isso, pode-se verificar, em relação ao processo de peneiramento, que ele tem um início suave e vai aumentando de intensidade até terminar. O mesmo pode ser aplicado à sacudidura conforme descrita por Ellen G. White. Ela já começou, continua e vai aumentar de intensidade, até chegar à grande sacudidura final, onde finalmente todo grão será separado da palha, ou seja, os fiéis separados dos infiéis. Assim, a ilustração fornecida pela Bíblia, e pelos escritos de Ellen G. White, nos auxilia na compreensão da reincidência dos aspectos presente, futuro e iminente nas menções feitas a respeito da sacudidura.

Começou a forte sacudidura [shaking] e continuará, e todos os que não estiverem dispostos a assumir uma posição ousada e tenaz em prol da verdade, e a sacrificar-se por Deus e por Sua causa, serão joeirados [shaken out]. PE 50.

Aquele que tem em Sua mão o crivo de joeirar purificará Seu templo de toda a impureza moral. Limpará completamente Sua eira. TM 373.

Quanto mais próximos do Juízo, todos manifestarão seu verdadeiro caráter, e se tornará claro a que partido pertencem. O peneiramento está em curso. Não venhamos a dizer: ’Detém Tua mão, ó Deus.’ A igreja precisa ser purificada e isso acontecerá. Deus reina. Que Seu povo O louve. 1 TI 100.

Compartilhar