Submeter Novas Doutrinas aos Irmãos de Experiência

Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança. Provérbios 11:14.
A verdade é eterna e o conflito com o erro somente tornará manifesto o seu poder. Jamais devemos recusar examinar as Escrituras com as pessoas que demonstram ter o desejo de saber o que é a verdade. Suponhamos que um irmão conserve um ponto de vista que difere do nosso, e venha a nós propondo que nos assentemos com ele e façamos um estudo desse ponto das Escrituras; vamos então nos levantar, cheios de preconceito e condenar suas ideias, ao mesmo tempo que recusamos dar-lhe sincera atenção?
A única atitude certa seria assentarmos como cristãos e pesquisar a posição apresentada, à luz da Palavra de Deus, que revelará a verdade e desmascarará o erro. Ridicularizar-lhe as ideias não lhe enfraqueceria no mínimo a posição, se ela fosse falsa, nem fortaleceria a nossa posição, se ela fosse verdadeira. Se as colunas de nossa fé não suportarem a prova da pesquisa, já é tempo de descobrir isso. Entre nós não deve ser alimentado o espírito de farisaísmo. Quando Cristo veio para os Seus, os Seus não O receberam; isso é uma questão solene para nós —não devemos rejeitar a luz do céu seguindo o mesmo caminho. (RH, 18 de junho de 1889). Conselhos aos Escritores e Editores, 29-30.
Existem mil tentações disfarçadas, preparadas para os que têm a luz da verdade; e a única segurança para qualquer de nós está em não recebermos nenhuma nova doutrina, nenhuma interpretação nova das Escrituras, antes de submetê-la à consideração dos irmãos de experiência. Apresentem-na a eles, com espírito humilde e pronto para aprender, fazendo fervorosa oração; e, se eles não virem luz nisto, atendei ao seu juízo, porque ”na multidão de conselheiros há segurança”. Prov. 11:14. Testemunhos para a Igreja, Vol 5. 293.
24/03/23