Uma Ponte sobre o Abismo

“Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito, para que todo o que nÊle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

Certa vez Jacó, o patriarca, neto de Abraão, teve um sonho. Isto aconteceu quando ele partiu, ou melhor, quando fugia de seu irmão Esaú, que irado, queria matá-lo. A contenda surgira por causa de direito de primogenitura ou por assim dizer, por causa de herança. Mas, aí é outra história. Voltemos ao sonho, deixando que a própria Bíblia, a Escritura Sagrada, passe o relato correto: “partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã. Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro, e se deitou ali mesmo para dormir. E sonhou: Eis posta na terra uma escada, cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Perto dele estava o Senhor, e lhe disse: Eu sou o Senhor teu Deus, Deus de Abraão, Teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu te darei, a ti e a tua descendência. A tua descendência, será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte, e para o Sul. Em ti e na sua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. Eis que Eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir Eu aquilo que te hei referido.

 

Despertando Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não sabia. E, temendo disse: Quão temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta dos céus. Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro, e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. E o lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel. Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa para que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus; e a pedra que erigi por coluna, será a casa de Deus; e de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo”. Gênesis 28:10-22.

 

Desta maneira singela, o evangelho, as boas novas foram transmitidas com mais amplitude à Jacó. Que lições podemos tirar disso quanto à essência da palavra Religião, ou Religar? Quem é a ponte de ligação? O profeta Isaías, em seu maravilhoso livro inspirado, nos dá uma noção para que possamos entender melhor pontos ou assuntos da Bíblia. Leiamos: “Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra: um pouco aqui um pouco ali.”

 

A resposta sobre a ponte de ligação está em outro lugar; como disse Isaías, “um pouco aqui um pouco ali.” No novo testamento, no evangelho de João 1:43-51, lemos o seguinte: “No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia, e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me”. Ora Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe achou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas, Jesus, o nazareno, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê. Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel. Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? coisas maiores do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

 

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” I Timóteo 2:5.

 

“Ele (Jesus) fez uma ponte sobre o golfo feito pelo pecado e ligou a Terra e o Céu. Em Sua natureza humana, Ele manteve a pureza do Seu caráter divino.” YI. 02/06/1898 – (QOD.) pág. 650. (Ellen G. White)

 

Caro leitor, crê você nisso? A mesma afirmação de Jesus para Natanael, Ele lhe faz agora. Jesus Cristo está vivo. Ele morreu na cruz por nós e ressuscitou. Aceite-o pela fé. Ele é a “Ponte” sobre o abismo. Amém.

Compartilhar