reflexoes2017_img_destac

A Modéstia no Vestuário

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo. Mateus 6:28.

A Bíblia ensina modéstia no vestuário. ”Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto.” I Tim. 2:9. Isto proíbe ostentação nos vestidos, cores berrantes, profusa ornamentação. Tudo que tenha o objetivo de chamar a atenção para a pessoa, ou provocar admiração, está excluído do traje modesto recomendado pela Palavra de Deus. Ciência do Bom Viver, 254.

Nosso vestuário deve ser asseado. O desasseio nesse sentido é nocivo à saúde, e portanto contaminador para o corpo e a alma. ”Sois o templo de Deus. … Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá.” I Cor. 3:16 e 17. […]

Ele deve possuir a graça, a beleza, a conveniência da simplicidade natural. Cristo nos advertiu contra o orgulho da vida, mas não contra sua graça e beleza naturais. Apontou às flores do campo, aos lírios desabrochando em sua pureza, e disse: ”Nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.” Mat. 6:29. Assim, pelas coisas da natureza, Cristo ilustra a beleza apreciada pelo Céu, a graça modesta, a simplicidade, a pureza, a propriedade que Lhe tornariam agradável nossa maneira de vestir. Idem, 288-289.

A pergunta que me tem sido freqüentemente feita é se eu acho errado usar golas simples de linho. Minha resposta sempre tem sido: Não! Alguns levam ao extremo o significado do que escrevi acerca de golas, e sustentam que é errado usar qualquer tipo de gola. Foram-me mostradas golas elaboradas, e custosas e inúteis rendas e fitas, usadas por alguns dos observadores do sábado com a finalidade de exibir-se e estar na moda. Ao mencionar golas, não tencionei dar a entender que nenhuma gola deve ser usada, ou, ao mencionar fitas, que nenhuma delas pode ser usada. Testemunhos para a Igreja, Vol. 1, 135.

Não quereríamos, de maneira alguma, incentivar a negligência no vestuário. Que as roupas sejam adequadas e decentes. Ainda que seja apenas um tecido de pouco preço, deve estar limpo e bem assentado. Caso não haja babados, a dona de casa não somente poderá economizar alguma coisa fazendo-o ela própria, como também economizará lavando-o e passando-o ela mesma. Testemunhos para a Igreja, Vol. 4, 641.


Esta publicação está presente nas Reflexões Semanais 2017, para o pôr-do-sol de 19 de maio de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *